2012

Dezembro Virtual
Na última semana de dezembro, tivemos a satisfação de "pôr no ar" nosso primeiro informativo, a Revista Hermomt. Para ter uma visão completa e aproximada, clique em "Click to read". Boa leitura!

Expedição Entre a Lagoa e o Oceano

Nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro estivemos desenvolvendo mais uma edição do projeto Entre a Lagoa e o Oceano. Desta vez, realizamos apenas dois acampamentos, um no Farol Cristóvão Pereira (desconhecido para nós até então) e na vila do Talhamar. Acompanhe em um post exclusivo toda esta trajetória... 

Rappel no Parque da Cruz

Atividade motivada para teste da nova aquisição do grupo, a Câmera Sony HX200V

Figueira Centenária

Aproveitando o tempo bom e o feriado do dia da criança, estivemos no 12 de outubro nas propriedades do sr. Arceleu da Silva para conhecer um dos pontos turísticos de Vale Verde. Uma figueira de cerca de 30 metros de altura e que pode ser avistada desde a cidade. Fizemos o deslocamento por bicicleta acompanhados por uma Biz. São duas horas de percurso indo por Cerro Alegre Alto. Passamos pela cidade de Vale Verde e por placas chegamos até a residência do Arceleu. Já havíamos feito contato com ele (51) 9662-6121. Na trilha nos falou de sua intenção de investir no ecoturismo e deixar de vez a fumicultura. Nos mostrou os pomares de pêssegos, as vertentes, os macacos-prego, o mirante e por fim a figueira que fica na coordenada 29°47'41"S 52°12'34"W. No retorno fizemos um churrasquinho numa casa abandonada no cerro Boa Esperança e após o caminho inverso. Participaram: Bruno, Jesiel, Joéde, Marcos e Ricardo. Acompanhe pelas fotos esta aventura.
Itacolomy 2012
Para comemorar a chegada da primavera e um período de muitas atividades, estivemos no final de semana, 22 e 23 de setembro retornando ao Itacolomy em Passo do Sobrado. Saiba mais...
DOMINGO OUTDOOR DE JULHO

Com o afastamento de uma frente fria para o oceano, temperaturas quase de verão em pleno início de julho, nosso domingo se tornou literalmente Outdoor!
Animação satélites, fonte CPTEC.
Concentração. Orientados pelo Bombeiro Vanderlei.
Professor Joéde, primeiro a descer.
Bruno Aventureiro no negativo.

Quem ser este? Último dos Moicanos? Silvester Estarlonge Emo?
E a equipe de apoio tático e psicológico.
Com este rappel encerramos a primeira parte do projeto de exploração dos pontos de descida existente dentro do perímetro urbano de Santa Cruz do Sul.

Atividade do dia 07 de junho

Bikes até pedreira abandonada em Rincão do Sobrado. No percurso, belas paisagens do inverno. A noite seguinte, foi a mais fria do ano!

Domingo Outdoor em Abril

Na edição deste mês de abril, o ponto escolhido foi nos fundos do bairro Margarida. Novamente iniciamos a trilha partindo da casa do Patrick e Lucas.
Concluída a digitalização do livro Montes y Nieves
Dentro do projeto Ferrocarril Trasandino concluímos agora no mês de março a digitalização do livro Montes y Nieves. Trata-se de uma obra rara escrita pelo jornalista José Miguel Aranda representante do Jornal Diario Los Andes de Mendoza. O escritor viveu na primeira metade do século XX na localidade de Puente del Inca. Vivencio o início e primeiras décadas do funcionamento do Trasandino.
O livro foi adquirido em dezembro de 2010 através do Mercado Libre da Argentina e nos ajudou na negociação o Sr. Sergio Garcia, diretor da revista Todo Trenes.
Paulatinamente estivemos digitalizando todas as 117 páginas do livro. Aqui no Brasil eu (Ricardo) fotografava páginas ímpares, editava e enviava por e-mail para o Gustavo. Lá ele usava softwares on line para a caracterização das palavras, fazia os ajustes necessários no Word e depois postava no blog.
O livro é rico em detalhes das primeiras expedições às montanhas dos Andes Centrais. Para conferir nosso trabalho, clique aqui.
Domingo Outdoor de março.  25 de março foi o domingo escolhido para nossa atividade outdoor mensal. Os anfitriões foram a família Meireles na rua Antônio Assmann, subida do Belvedere.
Feriado de Carnaval no Parque... da Gruta!
21 de fevereiro de 2012
Adilson na Terra dos Incas
Amigos, retornei recentemente de minha viagem pelo Peru, passando pelo Chile e Argentina. Difícil não se encantar com a riqueza natural do Peru. Uma diversidade que pode ser extensamente debatida. Para começar, a natureza é incrível. Para se ter uma ideia, há no Peru 23 tipos de microclimas. Os peruanos dizem que tudo que existe no mundo de natureza e comida há no país. É verdade. Eles têm os Andes, neve, oceano riquíssimo em peixe, deserto, o único urso da América do Sul e uma variedade enorme de pássaros. Mas o que mais me impressionou mesmo foi o povo. É um povo muito gentil, apesar de ser sofrido e viver na pobreza. Fomos muito bem recebidos e eles adoram os brasileiros. Já antes mesmo de chegar em Cusco tivemos contato com a pobreza. É uma situação difícil. As pessoas vivem num grau de dificuldade grande. Trinta e seis por cento das pessoas vivem na pobreza. Ou seja, entre cada dez pessoas, quase quatro vivem na pobreza. Água encanada na área rural é um luxo que poucos possuem, paramos em diversos locais e para lavar o rosto não havia torneiras com água, o q encontramos eram bacias com água recolhida da chuva, só pra ter uma ideia. Puxar a descarga de um vaso sanitário é luxo.....o q tínhamos q fazer em algumas situações era jogar um balde de água depois de usar...tudo para não desperdiçar um bem precioso..... A ÁGUA. É muito barato. Para se ter uma ideia, uma boa refeição em um restaurante de alto nível custa de 20 a 30 reais." Culinária: Minha relação com a comida peruana é de amor e ódio. No primeiro contato, odiei. Mas isso porque eu não entendia o país. Eu acho que, para gostar de uma coisa, você tem que entendê-la. Depois, tive que conhecer mais sobre o país, o povo, a cultura e saber de onde vêm as tradições e a culinária. Então passei a gostar muito. Cem por cento da comida de lá tem a pimenta deles. Se não tiver, não é uma comida típica, é uma qualquer. Falando em comida típica, o prato típico do Peru.....bom, este não provei, trata-se do "Cuy", que é um porquinho da índia assado. Não consegui de jeito nenhum provar, apesar de terem nos oferecido num almoço. Mas por lá adoram, é muito consumido. Momento marcante: Machu Picchu. Lá existe um sistema de irrigação perfeito, tudo é impressionante, tudo..... difícil descrever o que se sente lá.
O Retorno a Alto Rio Pequeno
Por ocasião de completos um ano da queda da Ponte Pênsil em Alto Rio Pequeno, Ricardo e Joéde retornam ao local. Isto foi nos dias 21 e 22 de janeiro e no dia 23 completou um ano. Subimos de ônibus até Rio Pequeno e depois seguimos a pé. Mais adiante o Dirceu veio nos encontrar e fizemos o restante da viagem de moto. No sábado fomos averiguar o estado atual da ponte e está impecável, tudo novo e esticado. Medimos com corda a altura de onde caímos e marcou 6 metros. Na ocasião (2011), com a ponte abaulada, imagino uma altura de 5 metros quando ela se rompeu. No domingo, subimos mais uma vez o Cerro Greiner, desta vez por outra trilha de roça, pelo lado direito até a altura dos paredões. Depois nossos guias retornaram pelo mesmo caminho e eu e o Joéde descemos rapelando. Veja foto em sequência.