2009

Trekking ao Cerro Sentinela em Sinimbu.

A ociosidade do dia dois de novembro, feriado, foi o pretexto para estendermos nossos treinos à uma situação real de trekking em montanha.
O local escolhido foi na região de Alto Sinimbu, próximo ao Balneário Engelmann. São três cerros interligados e por isto chamado de três irmãos. Foram mais de 400 metros de desnível. O dia estava quente e com muito sol, perfeito para testar nossa resistência. Não é um local muito frequentado. Existe uma trilha abandonada na aresta Oeste que leva direto ao topo, mas para quem não conhece, é difícil achar o início da trilha pois estã encoberta pela vegetação.

Na subida existem poucos mirantes e no topo a visibilidade (horizontal) é nula. Como não soubemos o nome específico deste monte, (apenas que é um dos tres irmãos) aproveitamos para batizá-lo de Cerro Sentinela pelo motivo de que este fica ao norte de Sinimbu como um paredão e pode ser visto desde Santa Cruz e por muitos outros lugares. Só não sabemos se vai "pegar" este nome. Participaram deste trekking o Gilberto, Joéde e Ricardo. O próximo treino avançado está para 23 e 24 de janeiro de 2010.

Ciudad de Mendoza

Mendoza é a capital e a maior cidade da província de Mendoza, na Argentina. Localiza-se no oeste do país, nas bordas dos Andes, e é um importante pólo de produção de vinho e azeite.
A base da cidade atual surgiu de um ordenamento realizado em 1863 pelo agrimensor francês Ballofet e que inclui a disposição estratégica de várias praças. A atividade econômica está fortemente vinculada à indústria de elaboração de vinhos, alimentos, e outras bebidas e, também, com o refinamento de petróleo. Além disso, o setor de turismo vem se destacando bastante.
Segundo o censo de 2001, a cidade conta com aproximadamente 110.993 habitantes, o que representa um decréscimo de quase 9% em relação aos 121.620 habitantes do censo de 1991. Este estancamento é produto da inexistência de lugares que permitam o crescimento da população, ao que se soma uma tendência geral da população a abandonar o centro, o qual é ocupado por oficinas e comércios. A Grande Mendoza, por sua vez, é quase 8 vezes maior e apresentou um crescimento populacional de 10%. A cidade de Mendoza é a quarta cidade da Argentina em quantidade de habitantes no conjunto urbano.

Justamente em Mendoza está nosso amigo e correspondente Gustavo Carrión (foto). Ele tem sido nosso braço direito na preparação deste projeto e tem nos dado respostas preciosas para a logística deste evento. Ele também nos mantém atualizado em relação ao clima das montanhas (cordilheira) visto que a cidade se encontra "ao pé" da mesma.
Ele tem nos enviado fotos ao longo deste ano, iniciou ainda no outono quando havia neve apenas nas altitudes dos 4000 metros. Agora na segunda semana de setembro nos enviou três fotos que mostram grande parte da cordilheira totalmente branca. Ele também nos escreveu:

Hola Ricardo, buen dia!!
Te estoy mandando evidencia de la última nevada, aprovechando que hoy amaneció despejado.Como verás la cordillera se ve mas blanca y la precordillera con un fino manto blanco.Te mando de a una foto por vez, ya que las saque con maxima resolucion y son muy pesadas.
Abrazo! Gustavo.

Na foto de cima, vemos a pré-cordilheira e as montanhas do Cordon del Plata no outono e na foto logo abaixo, a mesma paisagem após duas grandes nevascas, retirada agora em setembro.

FINAL DE SETEMBRO (dia 27) uma grande nevasca fora de época (primavera) deixa a cordilheira e pré-cordilheira totalmente branca.

Irmão Yun no Brasil 2009.

Boáz, Ricardo, Yun e Gilberto.

Aconteceu no final de semana 17 a 19 de Abril a visita do irmão Yun a Santa Cruz do Sul.
Yun é também conhecido como o homem do céu. Esteve trazendo seu testemunho de como enfrentou a perseguição acometida sobre os cristãos desde a revolução cultural acontecida na china no século passado e que em sua ideologia estava a extinção do cristianismo através da eliminação de biblias e até das pessoas que professavam a fé cristã. Yun por diversas vezes foi preso e torturado até o ponto de ser extraditado para a Europa onde vive atualmente.
E lá estava a HERMOMT PICTURES divulgando o nosso trabalho e fazendo as filmagens das tres reuniões que aconteceram.

Acima, Issac, filho de Yun.

Lua de Mel de um (casal) Hermomt...

no Parque das 8 Cachoeiras, em São Francisco de Paula


Os Autores, Boáz e Cristiane.


Na esquerda, Cachoeira com 75 m altura
Data: 06/03/2009.
Hora: 14:30.
Tempo para chegar nela: 15 mim.
O Parque das 8 Cachoeiras, iniciou-se em 1996 pelo então proprietário Anildo Bristot, professor da ULBRA de canoas, o qual levava seus alunos ao local onde dava aula de eletricidade utilizando de exemplo a mini-usina localizada no parque.
Por possuir uma enorme área com grandes cachoeiras, amadureceu a idéia de criar um parque de eco turismo.O parque está aumentando a sua infra estrutura para melhor atender seus visitantes, oferecendo cabanas, passeios a cavalo e futuramente rastaurante.

Rafting e Rappel

Aconteceu no último dia 22 de fevereiro (2009)nossa primeira experiência de Rafting e Rappel. Foi na localidade de Passo do Adão, interior de Rio Pardo.
O dia estava ensolarado e quente, mas devido à chuva dos dias anteriores, o rio Capivari estava com muitas correntezas e transbordando pelas margens. Usamos os colchões infláveis como botes e no período da tarde, subimos pela margem do rio e montamos uma jangada com os três infláveis (foto). Subimos os cinco tripulantes para cima (os dois Eduardos, Gilberto, Joede e Ricardo) e descemos um trecho do rio. Logo tivemos que abortar a missão porque um dos infláveis furou de encontro ao galho de uma árvore. O Rapel foi improvisado na ponte de madeira e descemos uns 5 metros. .

Casamento do Boázmico.

Gilberto, Maiquel, Ricardo, Calebe, Manassés
e os noivos Boáz e Cristiane.

O cerimonial aconteceu no dia 21 de fevereiro de 2009 no pátio do restaurante Di Capri e as festividades nas dependências do mesmo. E lá estávamos nós para desejar muitas felicidades...