2015

Caçapava do Sul thê!

Os feriados de novembro são oportunos para uma atividade outdoor. Passadas as chuvas de outubro e setembro, as temperaturas amenas e dias nublados são um convite para a aventura. Observando em nosso histórico de 10 anos de atividade, percebemos que o dia 2 de novembro foi muito bem aproveitado. Neste ano porém, antecedemos para o dia primeiro, domingo, e descansamos na segunda.

Cerca de 300km separam Santa Cruz de Caçapava. Na cidade (modestos 400 metros sobre o nível do mar) sentimos o frio da campanha. O vento acentuava a sensação. Seguimos pela RS 357 até a Vila do Segredo, onde quebramos à direita em uma estrada em péssimas condições. Um instante mais e divisamos as formações rochosas mais abaixo, principalmente a Pedra Redonda e do ET. Devido à brevidade do tempo, objetivamos a Pedra do Segredo, ponto mais conhecido do local.


Existe uma pequena infra-estrutura na entrada do parque. Estacionamento, área para camping, churrasqueiras, banheiro e a residência do zelador. Chegamos perto do meio dia e tratamos logo de preparar o almoço. Já tínhamos ouvido as recomendações do zelador e calculamos que não poderíamos permanecer somente nas trilhas oficiais. Cedo da tarde já partimos com uma quantidade mínima de equipamento dentro da mochila grande. Seguimos a trilha até a primeira caverna. Sem lanternas, não chegamos ir até o fundo.

A segunda caverna fica ainda na base da montanha e é aberta e ampla. No centro, uma infiltração tem produzido uma estalactite.

A curiosidade geológica contrariou as expectativas. Partindo de um pensamento de que as bases destas "guaritas" seriam rochas metamórficas, a visualização provou serem sedimentares. Na seguinte foto, o costado esquerdo da caverna retratada acima, mostra uma consistência totalmente porosa. Mais adiante falaremos sobre o revestimento superior deste complexo.

Ainda na trilha oficial, alcançamos a caverna situada na metade da montanha. É semelhante a uma oca. Dela se tem o mirante da direção da entrada do parque.

Concluída a trilha, retornamos pelo mesmo caminho até uma ravina com córrego. Depreendemos que seguindo pelo curso d'água a montante iríamos encontrar um caminho para o cume. Escolhemos uma bifurcação pela esquerda e finalmente um lance exposto de uns 45° de inclinação que nos deu o gosto da aventura, ainda mais pelo vento que ali se fazia sentir. O primeiro a subir fixou uma corda (em um arbusto)como mostra a foto a seguir.

No alto, uma visão de 360° do complexo de guaritas de Caçapava. A foto que encabeça este post é em direção à Pedra da Abelha e a próxima que segue mostra um escalador na outra extremidade do parque.  

Mas retornando à morfologia, o revestimento destas montanhas é uma camada espessa de conglomerados. Areia grossa e seixos de pedras metamórficas, principalmente o granito. Infere-se que o sítio seja a transição entre o Escudo Cristalino Sul rio-grandense e a Bacia Sedimentar do Camaquã. Para Degrandi e Figueiró (2012) "Esta bacia sedimentar está assentada sobre terrenos ígneos e metamórficos do Escudo Sul rio-grandense, apresentando um contexto de preenchimento bastante complexo, para uma área relativamente pequena." Outra peculiaridade facilmente observável é a aparência de "cuestas" para estas formações. Todas elas emergem do solo em uma inclinação de uns 15° a 20°. Este aspecto arqueado submerge em direção sudoeste, na mesma direção do Escudo rio-grandense. Para Santos (2010) o complexo é identificado como Grupo Santa Bárbara e as guaritas são decorrentes de falhas geológicas.

Em 2016 estaremos mais ao Sul, em Minas do Camaquã, complexo com número maior de guaritas e notadamente dentro da Bacia Sedimentar do Camaquã. Abaixo, foto da superfície do cume da Pedra do Segredo. Conglomerado de seixos. Com aqueles que se soltaram foi feito o pequeno monumento.

Participaram desta expedição, da esquerda para a direta, Ricardo, Joéde, Bruno e Jesiel.

Fontes externas:

Degrandi, S.M.; Figueiró, A.S. Patrimônio Natural e Geoconservação: a geodiversidade do município gaúcho de Caçapava do Sul. Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v.5,n.2, mai/ago-2012, pp.173-196.

SANTOS. Maurício Guerreiro dos. Tectônica e Sedimentação na Bacia do Camaquã Central. São Paulo, 2010. USP. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44141/tde-01062010-114015/publico/mestrado1.

SALTO VENTOSO, FARROUPILHA, RS

DIA 01 DE MAIO DE 2015

Estivemos no feriado do dia do trabalho no interior do município de Farroupilha. Local de fácil acesso também para as cidades vizinhas de Carlos Barbosa e Garibaldi, o local é frequentado a título de turismo e para esportes de aventura. No dia fomos os únicos a praticar o rappel, todavia outros aproveitaram a ocasião para a pratica da escalada nos paredões. Chegamos com um pouco de frio mas no período da tarde abriu um pouco o tempo de tal forma que algumas crianças se aventuraram a se molhar nas águas do riacho.