Publicações

Exatidão nas transcrições e fidelidade aos originais. Acréscimos, no entanto, de ilustrações através de mapas e fotos.
Procuramos dividir as escritas considerando o meio pelo qual foram divulgadas:
Viento Zonda. Artigo escrito por Gustavo Carrión abordando aspectos relativos a uma formação curiosa de ventos nos andes centrais.
História do Montanhismo. Artigo publicado no site Alta Montanha, de autoria de Pedro Hauck que apresenta uma breve história do fascínio que as montanhas exerceram sobre o homem ao longo dos séculos. No final da postagem ainda é possível visualizar em slides inúmeras fotos antigas de montanhismo.
Grandes Montanhas. Os sete cumes, as montanhas mais altas de cada continente. Na descrição do Monte Everest, é possível acessar a história de sua primeira ascensão.
Contribuições de Humboldt para o Montanhismo. 
Incursões do naturalista Alexander Von Humboldt na Cordilheira dos Andes
Revista semestral Hermomt ano I primeiro exemplar. Para ter uma visão completa e aproximada, clique em Expand. Boa leitura.
Montes y Nieves. Livro autorado por José Miguel Aranda e publicado em 1959. Contém relatos do autor que viveu por 30 anos na localidade de Puente del Inca, interior da Cordilheira dos Andes. Esta publicação também está vinculada no Projeto Ferrocarril Trasandino.
Revista de Obras Publicas.
Idioma: Espanhol. Textos muito ricos com informações precisas da construção do Ferrocarril Trasandino. Estes documentos estão vinculados ao Projeto Ferrocarril Trasandino.
Fuente: 1911, 59, tomo I (1874): 463-468
Toponimos: Chile;Argentina
El ferrocarril Trasandino
Aguilar López, Manuel
Fuente: 1930, 78, tomo I (2563): 550-552
Toponimos: Argentina;Chile